Web Rádio Gospel Ipiaú Ouça aqui

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Princípios de prosperidade fundamentais para construir uma vida plen

Você conhece os princípios bíblicos de prosperidade ou sabe o que a Palavra de Deus fala sobre construir uma vida plena?

Deus se alegra quando seus filhos desfrutam de prosperidade financeira. No entanto, essa é apenas uma parte da vida plena que o Senhor preparou para nós. À luz da Palavra, ser próspero é muito mais do que ter uma conta bancária recheada.

Segundo o dicionário, pleno tem como significado “cheio, completo, repleto, inteiro; perfeito”.

Jesus veio ao mundo com o propósito de nos reconciliar com o Pai. Ele pagou o preço em nosso lugar para nos presentear com a oportunidade de viver um relacionamento íntimo e pessoal com Deus. Por causa de Jesus, temos liberdade para desfrutar de todas as bençãos divinas preparadas para nós.

Embora Jesus já tenha resolvido de uma vez por todas o problema do pecado e aberto o caminho para nos tornarmos filhos de Deus, a vida plena que já está preparada para nós não é um evento ocasional. Ela é resultado de escolhas que edificam e da decisão de obedecer à voz de Deus em cada momento.

Hoje, queremos compartilhar com você cinco princípios de prosperidade que te ajudarão a alcançar a vida plena que Deus preparou para você. Antes, porém, você precisa saber que o seu Deus é um Pai generoso.
 
O caráter de Deus é generoso

Para falar sobre os princípios que conduzem a uma vida próspera, você precisa se lembrar que Deus é generoso. Essa marca do seu caráter está presente em toda a Bíblia. Ele nos ama de forma tão graciosa que: Criou o Jardim do Éden para o homem habitar e lhe deu domínio sobre toda a criação;
Conduziu o povo de Israel pelo deserto, apesar do seu coração duro e das diversas atitudes de rebelião;
Enviou Jesus para nos dar “vida e vida em abundância” (João 10:10), mesmo sem ter garantias de que nós aceitaríamos esse amor.

A generosidade do Pai é consequência do seu caráter gracioso. Ele não nos ama esperando algo em troca. Deus já preparou todas as condições para construirmos uma vida plena. Agora, nosso papel é trilhar a jornada que está preparada para nós. O Espírito Santo nos ajuda nessa caminhada.

Na Bíblia, encontramos a direção que precisamos para construir uma vida plena em todas as áreas. Ela registra a vontade de Deus para os seus filhos e o estilo de vida de quem se torna uma nova criatura, de quem aceita a salvação divina.

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” (Josué 1:8)

Viver pela fé abre espaço para a vida plena de Deus se manifestar em nós todos os dias.

Cinco princípios de prosperidade que você precisa conhecer para desfrutar de uma vida plena

1. Coloque Deus em primeiro lugar em todas as áreas da sua vida

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

Colocar Deus em primeiro lugar significa priorizar a Palavra em todas as situações. Quando colocamos o Reino em primeiro lugar, todas as outras coisas são acrescentadas. Essa decisão nos coloca sob o cuidado e a dependência de um Pai amoroso, fiel e que nunca muda. 2

2. Prosperidade é consequência de uma vida que obedece à Palavra

“Sigam fielmente os termos desta aliança, para que vocês prosperem em tudo o que fizerem.” (Deuteronômio 29:9)

A Bíblia mostra que a prosperidade não é um evento ocasional. Ela é uma construção baseada na obediência à Palavra de Deus. Portanto, a melhor decisão que você pode tomar todos os dias é decidir ser fiel à voz de Deus.

3. Dízimo e ofertas expressam a soberania de Deus em nossas vidas

“Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.” (Malaquias 3:10)

Dízimo e ofertas não são uma questão matemática ou de lógica humana, mas de fé, e obediência. Quando dizimamos e ofertamos, não fazemos isso em troca de benefícios, mas em honra ao Deus que reina sobre o universo e cuida das nossas vidas em detalhes.

4. Deixe o seu coração generoso gerenciar a sua vida

“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” (Provérbios 11:24-25)

A generosidade é parte do caráter de Deus e, por causa da nossa filiação, também carregamos essa característica. Ele nos incentiva a ser generosos em todas as áreas, inclusive em nossas finanças. Na lógica do Reino, nós nunca perdemos quando doamos.

5. Lembre-se que, em Deus, a prosperidade sempre tem propósito

“Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.” (2 Coríntios 9:11)

Jesus foi generoso e seu coração doador abriu o caminho para nossa salvação e justificação. Da mesma forma, a nossa generosidade é uma forma de Deus manifestar sua glória na vida de outras pessoas.

Fortaleça seu coração na certeza do cuidado de Deus sobre sua vida

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6:26)

Viver pela fé é depender de Deus todos os dias e descansar na certeza de que Ele cuida das nossas vidas. Quando essa consciência está em alta, percebemos que não precisamos nos preocupar em como Deus vai cumprir suas promessas. O que precisamos fazer é crer que Ele vai fazer o que prometeu.

A nossa vida de fé é uma jornada de construção na qual, em cada passo de obediência, Deus coloca o caminho debaixo dos nossos pés. Por isso, a melhor escolha que você pode fazer no seu dia é priorizar a voz de Deus. Esse é o primeiro passo para construir uma vida plena baseada nos princípios bíblicos de prosperidade.

Deus é generoso e cuida de cada um dos seus filhos em detalhes. Quando cremos nessa verdade, descansamos na certeza de que a nossa obediência em fé trará frutos abundantes para nós e para aqueles que nos cercam.

Quer saber mais sobre o tema da prosperidade bíblica? Clique aqui e acesse a playlist “24 princípios de prosperidade“.
Fonte: Academia da Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Muito Além do Pão e do Vinho

  “... assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa”. João 6: 57. A Santa Ceia é um meio de graça. Podemos dizer que é um símb...